-
Arquitetos: Atelier M Architects + Planners bv
- Área: 1050 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Jolien Fagard
-
Fabricantes: Asona, Catalano, Eternit, Multiline, Reynaers Aluminium, Roma, Tarkett, TopCer, Zangra, saj, vm buildingsolutions
"De Sibbe" é um projeto que envolve a construção progressiva de um lar abrigo para 15 crianças provenientes de lares afetados por abuso físico ou mental, ou cujos pais lutam contra dependência de drogas e álcool. Inicialmente, o terreno continha duas estruturas: um edifício garagem e um antigo consultório médico.
Diante das limitações de espaço e das inadequações funcionais, surgiu a necessidade premente de uma nova construção adequada, mantendo-se a casa existente em uso durante a fase inicial do projeto. O principal objetivo era traduzir de forma sustentável os requisitos detalhados do programa em uma arquitetura flexível e em etapas.
Uma estrutura principal foi implantada inicialmente alinhada com a residência adjacente, seguida pela adição de dois volumes secundários em uma fase subsequente, posicionados centralmente no terreno. Essa configuração promove um ambiente íntimo e acolhedor, lembrando a tipologia tradicional de um pátio de fazenda, harmonizando-se em escala e aparência com as moradias ao redor.
O foco central do projeto é criar um ambiente social acolhedor, seguro e familiar, onde as crianças possam se desenvolver, encontrar consolo, participar de atividades em grupo ou se retirar conforme necessário. Para isso, são fornecidos espaços comuns de convívio e lazer, que variam de um fórum recreativo anexo ao porão a um sótão de atividades, além de nichos, parapeitos de janelas embutidos, salas sensoriais, áreas de baixa estimulação e muito mais. O layout espacial do projeto foi determinado pelos padrões específicos de circulação dos diversos ocupantes, priorizando flexibilidade, áreas de brincadeira e de encontro para as crianças.
O projeto é concebido em camadas, indo de espaços semi-públicos voltados para a rua a áreas "super" privativas na parte posterior da estrutura e nos pavimentos superiores. O paisagismo também desempenha um papel crucial em enriquecer o ambiente de vida das crianças, com o "fórum do jardim" servindo como um espaço externo versátil que liga o nível do porão recreativo ao nível do jardim por meio de uma série de escadas e arquibancadas.